microbiologia
CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA FLORESTAL
DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA FLORESTAL
MICROBIOLOGIA
ALTA FLORESTA, MT
OUTUBRO / 2013
INTRODUÇÃO
A Microbiologia é a Ciência que estuda os organismos microscópicos e suas atividades, o termo vem do grego “micros”, pequenos, “bios”, vida e, “logos”, ciência. Esta ciência busca-se fazer a identificação destes seres microscópicos, analisando a forma, estrutura, fisiologia e reprodução, além da relação destes com o meio em que vivem, e os benefícios e malefícios ocasionado a partir da relação física e química.
Os seres microbiológicos em sua maioria são constituídos basicamente por uma única célula (unicelulares), e apesar de possuírem uma estrutura basicamente simples, estes apresentam organelas especializadas em realizar os mais distintos procedimentos vitais e em algumas vezes, possibilitando uma ligeira vantagem, como é o caso da reprodução e adaptação ao meio ambiente.
As células de maneira geral são constituídas basicamente por compostos orgânicos coloidal semelhantes, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos, núcleo ou estrutura equivalente e, uma membrana limitante. O que proporcionam características semelhantes, tais como, habilidade de reproduzir-se; capacidade de ingestão de substâncias alimentares; habilidade de excreção; capacidade de adaptar-se ao meio e; mutação .
Os microrganismos possuem características biológicas que favorecem o estudo; crescem rapidamente, quase 100 gerações em 24 horas; exigem pequenos espaços para realização de pesquisas; possuem metabolismo semelhante aos organismos superiores (plantas e animais). E possibilitam o estudo de grande detalhes nos principais processos vitais, durante o crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. Sendo possível criar situações ao regular atividades metabólicas, como crescimento e até mesmo alterar padrão genético.
Assim, os principais