FORMAS DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO
Conceituação e Finalidade
A análise da distribuição do trabalho é uma técnica especializada de O&M, tendo como finalidade avaliar a distribuição das atividades entre os diversos órgãos e, dentro destes, quais as tarefas individuais de cada empregado.
1. 1. A análise da distribuição do trabalho é uma técnica especializada de O&M, tendo como finalidade avaliar a distribuição das atividades entre os diversos órgãos e, dentro destes, quais as tarefas individuais de cada empregado.
2. Objetivos da Distribuição do Trabalho
2. Possibilitar um diagnóstico no qual se verifica a qualidade do trabalho, seu rendimento, sua eficácia, a produtividade e a necessidade de intervenção no sentido da racionalização ou simplificação e aperfeiçoamento do processo.
A metodologia de análise
A metodologia de análise e distribuição do trabalho consiste no exame do trabalho realizado, individualmente e pelos empregados de um órgão/setor e na sua classificação em atividades e tarefas, permitindo:
1. 1. Diagnosticar eventuais tempos mortos;
2. 2 .Identificar tarefas de maior importância;
3. 3. Controlar a correspondência entre o treinamento dos empregados e as tarefas a estes atribuídas;
4. 4. Verificar a existência de um equilíbrio na distribuição das várias tarefas.
5. Distribuição do Trabalho
Análise do Processamento do Trabalho: Tem como objetivo o estudo das várias fases integrantes do trabalho, considerado em seu conjunto, e dos fluxos dos documentos submetidos ao mesmo processamento.
1. Análise das Operações e Posto de Trabalho: Concentra sua atenção sobre a execução das fases das operações, sobre movimentos elementares que são realizados durante seu desenvolvimento, bem assim sobre a organização do posto de trabalho.
2. Função
Corresponde a uma agregação de atividades idênticas, interdependentes, que se encadeiam num único campo especializado de trabalho, devendo, consequentemente, para sua maior eficácia, ter seu desenvolvimento