Microbiologia
As bactérias gênero clostridium são bacilos gram positivos, anaeróbios obrigatórios, formadores de esporos, são amplamente distribuidos no meio ambiente, e são liberados nas fezes. Quando estão na presença de oxigênio, eles passam para sua forma de resistência que são os esporos. Em condições apropriadas de ausência de oxigênio, eles tem uma mutiplicação rápida.São produtores de toxinas: enterotoxina,neurotoxina,toxinas citolíticas.
Várias espécies fazem parte do gênero clostridium
*C. Botulinum – que causa o botulismo
*C. Perfringes – gangrena gasosa / infecção alimentar
* C. Tetani – causa tétano
*C. Difficile – colite pseudomembranosa/diarréia associada a antibiótico
Clostridium Tetani
Está presente no solo, fezes de cavalos e outros animais. Produzem a toxina tetanopasmina que atuará no sistema nervoso. Bactérias desta espécie não são bactéria invasoras, ocorre a infecção localizada ( em feridas, queimaduras). O tecido necrótico proveniente destas feridas, e queimaduras, favorecem a germinação do esporo e a produção da toxina.
A toxina tetanospamina atinge o SNC , sendo portanto uma neurotoxina, ela chega ao sistema nervoso central através da corrente sanguinea ou transporte axônico retrógrado. A tetanospamina atua inibindo a liberação dos mediadores químicos (glicina, GABA, e o relaxamento muscular) resultando em hiperreflexia e espasmos musculares. A doença pode ser : generalizada,localizada,cefálica,neonatal.
Ocorre a contração tônica dos músculos voluntários, a morte ocorre por parada respiratória.
O C.Tetani pode ser isolado na ferida, os resultados do tratamento não são satisfatórios. A forma de prevenção é baseada na imunização ativa com toxóides ( que estimulam a produção de antitoxina) e o cuidado adequado com a limpeza das feridas.
Existem também soros antitoxinas, mas são ineficazes após a fixação da toxina no sistema nervoso. Tem uma eficácia duvidosa, exceto no tétano neo natal. O tétano agudo tem