Microbiologia
Colher material para análise laboratorial e detecção de microrganismos. Sendo assim, avaliar as alterações promovidas a partir do crescimento dos tais microorganismos.
BASES TEÓRICAS
Cultura bacteriana crescida em meio sólido ou líquido, com um corante primário, o cristal violeta, seguido de tratamento com um fixador, o lugol. Tanto bactérias Gram-positivas quanto Gram-negativas absorvem de maneira idêntica o corante primário e o fixador, adquirindo uma coloração violeta devido à formação de um complexo cristal violeta-iodo, insolúvel, em seus citoplasmas.
PONTOS DE COLETA
Bebedouro bucal Telefone Público Banheiro Feminino Dedo indicador de uma colega de sala
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
1. Utilizada uma Lâmina de vidro com uma fina camada de bactérias fixa (esfregaço); 2. O esfregaço foi coberto com cristal violeta por 1 minuto. 3. Enxaguamos com água; 4. Acrescentamos o lugol e deixamos agir por 1 minuto. 5. Descorar com álcool-acetona por 30 segundos. 6. Enxaguar em água corrente;
7. Cobrir com fucsina por 30 segundos. 8. Enxaguar em água. 9. Deixar secar.
PROCEDIMENTO
Pegamos a lâmina e fizemos o esfregaço com células oriundas de colônias desenvolvidas dos meios de cultura Agar Nutriente (AN) [gram positivos] - Agar MacConkey (MC) [gram negativos] separadamente.
Fixou-se o esfregaço na chama do Bico de Bunsen. Cobriu-se o esfregaço com solução aquosa de cristal violeta durante 1 min.
Depois de 1 minuto lavamos as lâminas com água corrente
Cobriu-se o esfregaço com lugol, mantendo as lâminas dentro de uma Placa de Petri durante 1 min.
Pingamos algumas gostas de álcool sobre o esfregaço até que não escorresse mais corante.
Acrescentamos o corante de fucsina sobre o esfregaço durante 30 s.
Lavamos as lâminas com água, retirando o excesso de corante.
Secamos as mesmas com papel, com o cuidado de não tocar na área do esfregaço.
Examinamos as lâminas em microscópio.