Caso Concreto 4 de ciência política
Tema: Retórica
Leia, atentamente, o trecho do verbete “Retórica” de Rafael Mario Iorio Filho, e responda:
1) O que você entendeu por retórica?
A retórica é a arte de falar bem,com eloquência.O orador deve utilizar seu poder de persuasão no discurso,poder este que não cabe somente a fala,como também aos gestos,o tom de voz,o olhar,a entonação etc.Nem sempre esse discurso vai tratar apenas de fatos,devendo o locutor desfrutar da verossimilhança na formação de seus argumentos,bem como nos contra-argumentos.
2) Qual é a importância da retórica para a política? Justifique as suas respostas.
É com a retórica que o político deve convencer o público/eleitor de que o que se fala é verdadeiro e coerente.Ele precisa mostrar conhecimento do que diz e principalmente aparentar “poder” para executar o que promete e é aí que entra a linguagem corporal aliada a linguagem oral.
VERBETE: RETÓRICA (gr. retoriké: arte da oratória, de retor: orador).
1. Noção, origem judiciária e perpetuação no discurso jurídico. A retórica além de ser a arte da persuasão pelo discurso; é também a teoria e o ensinamento dos recursos verbais - da linguagem escrita ou oral - que tornam um discurso persuasivo para seu receptor. Segundo Aristóteles, a função da retórica não seria “somente persuadir, mas ver o que cada caso comporta de persuasivo” (Retórica, I,2,135 a-b). Estudos contemporâneos revelam que a origem da retórica não é literária, mas judiciária. Ela teria surgido na Magna Grécia, em particular na Sicília, após a expulsão dos tiranos, por volta de 465 a.C. Um discípulo de Empédocles de Agrigento, chamado Córax, e seu seguidor, Tísias, teriam publicado uma ?arte oratória? (tekhné rhetoriké), compilando preceitos práticos a serem utilizados, numa época em que não existiam advogados, por pessoas envolvidas em conflitos judiciários. Encontra-se aí o surgimento da disposição do discurso judiciário em partes ordenadas logicamente ? os lugares (topoi) que servem à