microbiologia
_Leve:uma leve reação a camarão pode envolver leve inchaço dos lábios e língua acompanhado de ardor e prurido.Tambem pode haver uma sensação de cócega na garganta e a manifestação de espirros, congestão nasal e olhos lacrimejantes ,sintomas gastrointestinais como gases distensão abdominal e náuseas.
Sinais e sintomas graves
Dependendo do nível de sensibilidade e da quantidade ingerida, o paciente pode apresentar inchaço na garganta e se houver envolvimento das vias respiratórias pode apresentar chiado, tosse e falta de ar.Também pode ter cólicas abdominais,dor de estômago acompanhada de diarreia.
Sinais e sintomas de risco de vida
Uma reação alérgica severa pode resultar em anafilaxia causando fechamento das vias respiratórias e consequentemente o paciente para de respirar.Anafilaxia pode acontecer repentinamente e requer socorro imediato
Diagnóstico
É possível comprovar a presença (ou não) través de testes cutâneos com extratos alergênicos capazes de detectar os anticorpos específicos contra tais alimentos. Quando há dúvida, o alergista pode realizar um teste de provocação oral e monitorar os sintomas.
Tratamento
Apesar dos avanços da medicina, o único tratamento efetivo é a exclusão dos frutos do mar da dieta. É frequente os pacientes questionarem se podem utilizar antialérgicos antes de ingerir camarão para evitar os sintomas, mas essa conduta não deve ser realizada em hipótese alguma.Vale lembrar que aos que desconfiam ter uma alergia a frutos do mar ou outro alimento recomenda-se procurar um especialista que poderá fazer exames para determinar a presença (ou ausência) e natureza da alergia, bem como recomendar o tratamento adequado.