Microbiologia
A ocorrência de toxinfecções está relacionada com vários fatores, tais como temperatura, armazenamento, conservação, manipulação, hábitos higiênicos, entre outros. Enquanto que as infecções são causadas pela ingestão de alimentos contaminados por microrganismos patogênicos que se multiplicaram, as intoxicações são causadas pela ingestão de alimentos contendo toxina microbiana.
De todos os micro-organismos as bactérias são as que têm mais participação nos processos de contaminações de alimentos, pois atuam com numerosos tipos de substratos, e diferentes faixas de temperatura e de PH, bem como de condições do meio ambiente .
A contaminação microbiana do alimento acontece direta ou indiretamente.
-Na forma direta ela ocorre no tecido animal ou vegetal vivo, antes do abate ou colheita.
-Na forma indireta, acontece depois do abate ou colheita dos alimentos. A higiene pessoal dos manipuladores de alimentos, higiene do ambiente de trabalho e de utensílios utilizados para o preparo de alimentos, são itens imprescindíveis para o cuidado de uma alimentação sem contaminação e de boa qualidade.
As formas e fontes de micriorganismos e contaminação de alimentos são:
• manipulador: a pessoa doente com sintomas de microrganismos patogênicos é portador ativo de contaminação de alimentos.Boca e nariz: espirros, tosse, focos dentários, inflamações bucais, etc.• Mãos: procedimentos anti-higiênicos (esfregar o nariz, alisar o cabelo, etc).• Lesões cutâneas: ferimentos, espinhas, furúnculos, queimaduras, etc.• Animais: como o cachorro, gato, pássaros, podem constituir graves focos de contaminação e transmissão de microrganismos que se estende a alimentos e ao próprio indivíduo.Acho que isso é valido pra casas, pois se tiver animais em algum estabelecimento que venda alimentos prontos ou in natura deve-se chamar a vigilância sanitária,não tem sentido e cabimento um situação assim.• Insetos: além da