Microbiologia
Os bacilos gram-positivos aeróbios são um grupo heterógeno de bactérias que foram agrupadas com base na morfologia celular, nas propriedades de coloração e no conteúdo de guanina mais citosina.
O género Corynebacterium engloba um grande número de espécies que possuem uma parede celular constituída por arabinose, galactose, ácido mesodiaminopimélico e ácidos micólicos de cadeia curta. A coloração pelo método de Gram revela cadeias curtas, com configurações em V ou Y, ou agrupamentos semelhantes a caracteres chineses.
As corynebactérias são aeróbias ou anaeróbias facultativas, imóveis e catalase-positiva.
A maior parte das espécies fermenta glicídios, produzindo ácido láctico como subproduto. Apesar de na maior parte dos casos não serem exigentes quanto ao meio de cultura algumas estirpes necessitam de suplementação com lípidos estirpes lipofílicas.
As corynebactérias são ubíquas em vegetais e animais, sendo que nos seres humanos colonizam a pele, as vias aéreas superiores, o trato gastrointestinal e o trato urogenital. Apesar de quase todas as espécies poderem causar infecções oportunistas, poucos estão frequentemente associados à doença. A mais conhecida é a Corynebacterium diphteriae que é o agente etiológico da difteria.
CORYNEBACTERIUM DIPHTHERIAE
Corynebacterium diphtheriae ou simplesmente bacilo diftérico é um bacilo Gram-positivo em forma de clava, que tende a formar arranjos que lembram letras chinesas. (Fig. 1) É facultativo anaeróbio e, embora relativamente exigente (requer algumas vitaminas para crescer), pode ser facilmente cultivado em diferentes meios de cultura, inclusive seletivos.
É clássica a divisão do bacilo diftérico em três biótipos: mítis, intermedium e gravis. Estes termos originaram-se em estudos que correlacionavam a gravidade da difteria com a presença deste biótipos, isso é, mitis com as formas leves, intermedium com as formais mais severas. Hoje, sabemos que os três biótipos causam as mesmas formas clinicas de