Estruturas organizacionais
No estudo das organizações, foram identificadas formas diferentes de se organizar a organização como um todo, e não só os departamentos. Portanto, aqui não estamos mais falando de departamentalização, mas da sua organização em conjunto com as outras características da estrutura organizacional, como a hierarquia.
a) Organização Linear
Constitui a forma estrutural mais simples e antiga, tendo sua origem na hierarquia militar. O nome linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade, entre superior e subordinado. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.
É uma organização simples e de formato piramidal. Sua base é a hierarquia do poder de autoridade. Além disso, cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas. Há uma grande centralização na estrutura, que é verticalizada.
É uma forma de organização típica de pequenas empresas ou de estágios iniciais das organizações, pois as funções básicas das organizações aparecem em primeiro lugar e passam a constituir o fundamento da organização.
As suas características são:
Autoridade linear ou única: unidade de comando, cada subordinado só se reporta a um chefe, por isso dizemos que apresenta linhas de cadeia de comando.
Linhas formais de comunicação: as comunicações entre os órgãos ou cargos da organização são feitas unicamente através das linhas existentes no organograma. Cada administrador centraliza as comunicações.
Centralização das decisões: como cada linha de comunicação liga cada órgão
ou cargo ao seu superior e sucessivamente até a cúpula da organização, a autoridade linear que comanda toda a organização centraliza-se no topo. Aspecto piramidal: em decorrência da centralização