Microbiologia
Alexandra Amorim Salgueiro (Profa UNICAP -DQ)
Maria Alice Gomes de Andrade Lima (ProfaUFPE-DEQ)
Maria de Los Angeles Peres Palha (Profa UFPE - DEQ) Sonia Ma Souza Cavalcante de Albuquerque (Profa UFPE -DEQ)
Recife - Pernambuco
1998
Apresentação
A inexistência de um texto de práticas de Microbiologia Geral adaptado às nossas condições do nosso laboratório, e destinado aos cursos superiores de Engenharia Química, Química Industrial e outros, nos motivaram à realização deste manual. Os experimentos foram selecionados de modo a englobar a maioria dos assuntos contidos no programa referentes à primeira unidade do curso e podem ser facilmente efetuados em laboratórios de recursos limitados. Cada experimento, poderá ser efetuado por um grupo de dois ou mais alunos. Muitas vezes o experimento pode ser dividido entre vários grupos da classe, sendo que cada grupo deve fazer o experimento numa determinada condição. Neste caso, o instrutor dever fazer uma discussão a posteiori e global do problema apresentado.
PRÁTICA N 1
OBJETIVOS:
Discriminar as funções e/ou aplicações Limpar Acondicionar
1. Funções e/ou aplicações do material do laboratório de microbiologia
1.1. Material Permanente
a. Autoclave - câmara de vapor com parede dupla, equipada com dispositivos que permitem o enchimento da câmara com vapor saturado e sua manutenção em determinadas temperatura e pressão por quaisquer períodos de tempo. O autoclave é um equipamento indispensável ao laboratório de microbiologia na esterilização de meios de cultura, água, suspensões etc.(ver modo de operação)
b. Estufas de Esterilização (Fornos de Pasteur) - esteriliza a seco toda vidraria convenientemente acondicionada, a temperatura de 170 a 200o C por 1-2 horas.
c. Refrigerador - utilizado na conservação de culturas de microrganimos sob baixa temperatura, diminuindo o tempo de geração
d. Estufa bacteriológica - favorece o