Enisa avisa sobre os riscos do cloud computing

549 palavras 3 páginas
Os utilizadores de cloud computing enfrentam múltiplos problemas de segurança, como a perda de controlo sobre os dados ou dificuldade no cumprimento de normativas, assim como outros riscos legais na transferência de dados de uma jurisdição legal para outra. A conclusão é de um estudo realizado pela ENISA, European Network and Information Security Agency.

Esta agência sublinha estes problemas, pois considera que são os que mais sérias consequências podem ter para as empresas que decidam apostar nos serviços proporcionados pelo cloud computing.A ENISA examinou os ficheiros que as empresas põem em risco quando adoptam o cloud computing, incluindo os dados dos seus clientes e a sua própria reputação. Esta agência analisou também as vulnerabilidades a que os sistemas de cloud computing se expõem, assim como os riscos para o seu negócio e as probabilidades de sofrerem incidentes graves.

Quando uma empresa passa os seus sistemas para serviços baseados em nuvem, tem que passar o controlo de um grande número de questões de segurança para as mãos do fornecedor de serviços, o que pode ter um impacto negativo. Por exemplo, os termos de utilização do fornecedor podem não permitir a verificação de portas, assim como a avaliação de vulnerabilidades e a realização de testes de penetração. O resultado, diz a ENISA, é uma falha grave nas defesas do sistema.

A conformidade com as normativas em vigor pode também ser um problema, se o fornecedor não puder oferecer os níveis adequados de certificação ou o próprio esquema de certificação não for o adequado a estes sistemas cloud. Uma das vantagens dos serviços cloud é que os dados podem ser armazenados em diferentes localizações, o que permite a salvaguarda das informações em caso de incidente em algum destes centros de dados. No entanto, este esquema pode também representar um risco elevado, sobretudo se os data centers estiverem localizados em países com um sistema legal deficiente.

Entre outras áreas de preocupação, de

Relacionados