Microbiologia
A cápsula é uma camada rígida organizada numa matriz impermeável que exclui corantes como a tinta da china. A camada de material extracelular que se deforma com facilidade, é incapaz de excluir partículas e não tem um limite definido, denomina-se glicocálice. Ambas podem ser detectadas com diversos métodos de coloração.
A cápsula permite às bactérias terem uma camada protectora resistente à fagocitose. Também é utilizada como depósito de alimentos e como lugar de eliminação de substâncias. Protege da desidratação, já que contem uma grande quantidade de água disponível em condições adversas. Evita também o ataque dos bacteriófagos e permite a adesão da bactéria às células animais do hospedeiro.
Diagrama de estruturas extracelulares bacterianas: 1-cápsula, 2-camada mucosa oo glicocálix, 3-biopelícula.
-Parede celular: A parede celular é uma estrutura extracelular que envolve células, sendo composta por diferentes substâncias dependendo do organismo. É uma estrutura que confere proteção à célula pela sua rigidez.
- Glicoproteínas: Glicoproteínas são proteínas não ramificadas, formadas por unidades dissacarídicas que não se repetem ligadas covalentemente em estrutura peptídica, sendo os açúcares o seu grupo prostético.
Alguns exemplos de glicoproteínas são: imunoglobulinas, hormônio folículo-estimulante, hormônio luteinizante, gonodotrofina coriônica e protrombina, além das presentes em secreções mucosas.
-Polissacáridos: Polissacarídeos, ou glicanos, são carboidratos que, por hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos. São polímeros naturais. Por exemplo, a celulose é um polímero da glicose: n glicose → Celulose + (n-1) H2O
Os polissacarídeos são