Etica
SITUAÇÃO CRÍTICA 4:
“Ética é o que você faz quando ninguém está olhando” (Rushworth Kidder).
1 – Onde teríamos errado (sob a perspectiva ética)?
Um programa de desenvolvimento foi aplicado na empresa com o objetivo de melhorar a produção da empresa e, ao mesmo tempo, satisfazer o presidente da indústria que pretendeu copiar a renovação tecnológica nos processos de produção das congêneres europeias. Como as mudanças introduzidas, exigiram novas formas de trabalho, novos conhecimentos e novas habilidades por parte dos funcionários e fornecedores de serviços, houve necessidade de superar resistências e conflitos.
Mesmo tendo consciência da resistência às mudanças, o presidente não buscou a melhoria do clima organizacional e da motivação dos envolvidos nas atividades da empresa, o que ocasionou o moral baixo do quadro de funcionários. A adaptação de novas condições de trabalho exige uma atenção especial dos dirigentes da empresa na condução de mudanças.
Erros cometidos:
Pg. 32 - Prejuízo da ética do relacionamento e comunicação ineficaz
No caso em questão, ocorreu tecnologia exemplar, mas comunicação apenas descendente (de cima para baixo), sem valorização do feedback, demonstrando exemplo de cultura do autoritarismo. O presidente da empresa determinou a ação, o Diretor Superintendente inexperiente e sem poder de liderança aceitou o desafio sem discutir e o comunicado aos subordinados foi feito por meio de agência de publicidade e folhetos. Manter o pessoal sempre bem informado no ambiente interno é um fator de participação e também de motivação
As lideranças inseguras e autoritárias têm horror à conscientização e ao protesto, usando para inibi-las a autoridade, a ordem e a disciplina como valores impostos (pg. 34). Estes são valores internalizados, não vêm de fora por imposição. São princípios que fazem parte do processo educativo, de aplicação espontânea e flexível.
Nenhum projeto ganha continuidade sem integrar