Controlo de gestão e avaliação do desempenho
As transformações ocorridas nos últimos anos nas empresas foram resultantes do fenómeno da globalização, que fez com que, a maioria delas tivessem que adaptar as suas estratégias e o seu sistema de controlo de gestão.
O objetivo desse trabalho tem uma abordagem contextual e organizacional, para chamar a atenção da importância do controlo de gestão tendo em atenção os aspectos sócios-economicos, políticos, culturais e estruturais no desempenho do sistema de controlo de gestão. Não são apenas as variáveis externas que podem explicar períodos alternados de crescimento de uma organização. Há questões internas que podem exercer e influenciar e podem explicar a qualidade de tal crescimento.
Essas características condicionam a forma de administrar, ou seja, definem cultura organizacional moldada para o controlo de gestão, que em linhas gerais explicam a maneira como a empresa é administrada e como as actividades são executadas.
Implementação do sistema de avaliação do desempenho, permitem aos gestores compreender o desempenho da empresa a um nível mas estratégico, através de múltiplos indicadores a curto ou longo prazo.
2. Controlo de Gestão.
O controlo de gestão deve proporcionar a todos os responsáveis, os instrumentos para pilotar e tomar decisões adequadas que assegurem o futuro da empresa. (Jordan e Neves 2008)
2.1 O que é? Como é que atua?
Esta pergunta poderá ser a chave para encontrar num nível de gestão que pode ser estático (organograma) a nível de responsabilidades de funções, para avaliar o desempenho de uma organização nas suas diversas vertentes: humana, financeira, operacional e comercial. Também visa assegurar a execução da estratégia através da comparação de resultados com objetivos estratégicos.
Ao longo dos tempos o controlo de gestão passou por varias etapas de conhecimento, onde começou por ter um papel muito importante nas empresas, para obtenção de lucro rápido e certo, onde muitas teorias