Microbiologia
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
MICROBIOLOGIA
Therssia Benício
João Pessoa - PB
2011
Therssia Benício
MICROBIOLOGIA
__________________________________________Relatório de Microbiologia, supervisionado por Tenente Karine Bezerra e coordenado por Major Bezerra - Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Guarnição de João Pessoa.
João Pessoa - PB
2011
Cultura de urina
Urocultura
O exame de urina tipo I e a cultura são usados para diagnosticar infecções do trato urinário, especialmente infecções da bexiga. A urina nos rins e na bexiga é normalmente estéril, porém uma amostra de urina pode conter uma variedade de organismos devido à existência de bactérias na uretra e na genitália externa. A bacteriúria geralmente resulta de um tipo de bactéria prevalente; a presença de mais de duas espécies bacterianas em uma amostra sugere fortemente uma contaminação durante a coleta. Uma única cultura negativa nem sempre descarta a infecção; entretanto, é necessário um exame quantitativo da cultura da urina.
Objetivos
•Diagnosticar infecções do trato urinário (ITU).
•Monitorar a colonização por microorganismos após a inserção do catéter urinário.
Preparação do paciente
Ficar sem urinar pelo menos 2 horas antes do exame.
Método
Coleta rigorosamente asséptica e cultura em meios de CLED e Mac Conkey. Para a urina do primeiro jato também incluir ágar sangue, Thayer-Martin, tioglicato e meio para Gardnerella. Em todas as amostras deve ser realizado exame microscópico do sedimento urinário.
Valores de referência e achados normais / anormais:
Resultados de cultura de urina estéreis normalmente são relatados como "sem crescimento", o que, usualmente, indica a ausência de ITU.
Contagens bacterianas iguais ou maiores de 100.000 unidades formadoras de colônias (UFC) por ml de uma única espécie microbiana indica provável