Micro2 Custos
1E108
(2011-12)
08-03-2012
João Correia da Silva
(joao@fep.up.pt)
1.
A EMPRESA
1.1.
Tecnologia de Produção.
1.2.
Minimização do Custo.
1.3.
Análise dos Custos.
1.4.
Maximização do Lucro.
2
CUSTO DE PERÍODO LONGO
A função custo total de período longo relaciona cada volume de produção com o seu custo mínimo de produção, sendo todos os fatores variáveis.
CTPL (Q0 ) = CT0 ;
K
CTPL (Q1 ) = CT1 ;
CT2 pK
CTPL (Q2 ) = CT2 .
CT1 p K
B
CT0 pK
A
C
Q = Q2
Q = Q1
Q = Q0
CT0 pL CT1 pL CT2 pL
L
3
CUSTO DE PERÍODO LONGO
Para obter a função custo total de período longo, é necessário obter o custo mínimo associado a cada volume de produção, supondo que todos os fatores de produção são variáveis. CTPL (Q0 ) = min{p K ⋅ K + p L ⋅ L} s.t. Q ( K , L) = Q0
CTPL
CTPL (Q2 )
CTPL (Q1 )
CTPL (Q0 )
Q0
Q1
Q2
Q
4
CUSTO DE PERÍODO LONGO
Um descida do preço de um ou dos dois fatores diminui o custo total de período longo associado a cada nível de produção. CTPL
Q
5
EXPANSÃO DE PERÍODO LONGO
A diminuição do preço do capital faz com que as combinações de custo mínimo sejam mais intensivas em capital, deslocando-se a linha de expansão de período longo no sentido do eixo do capital.
K
CT2 ' pK
CT1 ' pK
B
CT0 ' pK
A
C
Q = Q2
Q = Q1
Q = Q0
CT0 ' p L CT1 ' pL CT2 ' p L
L
6
CUSTO DE PERÍODO LONGO
Um descida do preço de um ou dos dois fatores permite aumentar a quantidade produzida (em período longo), para cada nível de custo.
CTPL
Q
7
EXPANSÃO DE PERÍODO LONGO
Da mesma forma, a diminuição do preço do capital leva a que as combinações que maximizam a produção sejam mais intensivas em capital. A linha de expansão de período longo desloca-se no sentido do eixo do capital.
K
CT2 pK
CT1 pK
B
A
CT0 pK
C
Q = Q2 '
Q = Q1 '
Q = Q0 '
CT0 pL CT1 pL CT2 pL
L
8
CUSTO MARGINAL
O custo marginal traduz o acréscimo de custo necessário para que seja possível aumentar o volume de produção numa pequena unidade.
Corresponde ao declive da curva