Monopolio
Uma empresa é um monopólio se é a única vendedora de seu produto/ serviço e se seu produto/serviço não tem substitutos próximos. A causa fundamental dos monopólios esta nas barreiras à entrada: um monopólio se mantem como único vendedor de seu mercado se outras empresas não podem competir com ela. A barreira de entrada por sua vez, tem tem origens principais: • Recurso de monopólio : um recurso chave necessário para produção é exclusivo de uma única empresa. • Regulamentações do governo: O governo concede a uma única empresa o direito exclusivo de produção de um determinado bem ou serviço. • O processo de produção: Uma única empresa consegue fornecer a custo mais baixo que um grande número de produtores.
Monopólio criado pelo governo
Surge porque o governo concede a uma só pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar e vender algum bem ou serviço. Às vezes, o monopólio decorre da influência política de quem quer ser monopolista. Em outros casos, o governo concede um monopólio porque é visto como interesse público. Dois exemplos: Patentes e direitos autorais; • Patentes: Empresa farmacêutica descobre um medicamento. • Direitos Autorais: Livros, músicas.
Monopólio Natural
Ocorre quando uma só indústria consegue ofertar um bem ou serviço a um mercado inteiro a um custo menor do que ocorreria se existissem duas ou mais empresas.
Ex: Fornecimento de energia elétrica. A distribuição de energia de uma cidade precisa construir as redes de distribuição. Se duas ou mais empresas competissem na prestação desse serviço, cada empresa teria que pagar o custo fixo da construção da rede. Por isso o custo total médio da luz menor é supre o mercado. O lucro do monopolista atrai novas empresas para o mercado e isso torna o mercado mais competitivo. Contudo, entrar em um monopólio natural não é interessante, porque as novas empresas não conseguiram atingir um custo baixo como