micro e macroeconomia
1. INTRODUÇÃO.............................................................................................03
2. COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.....................04
3. CONCLUSÃO...............................................................................................07
4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................08
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo buscou compreender o processo de comunicação interna na Brascem, a partir do conhecimento construído sobre os pilares da Teoria da Comunicação e da Teoria das Organizações.
Com a representação de algo que presume coletividade, sistema e estruturas, pode-se sintetizar o conceito de organização como sendo uma coordenação planejada das atividades de uma série de pessoas para a consecução de algum propósito ou objetivo comum, explícito, através da divisão de trabalho e função, com uma hierarquia de autoridade e responsabilidade.
Partindo do diálogo com esse conceito, depara-se com a hipótese de que uma organização, enquanto sistema e formada por estruturas, não existe sem a comunicação e o relacionamento, como fatores de integração de suas partes – ou subestruturas.
Considerando que uma organização constitui-se de partes, e essas partes necessitam estarem interligadas, a comunicação funciona naturalmente como um elo entre todas as subestruturas organizacionais. Cabe ainda ressaltar que esta comunicação nem sempre segue os padrões formais e hierárquicos constituídos pela gerência. Em geral é na estrutura informal onde o poder da comunicação tem maior capacidade de influência sobre a variável humana. Pois, esta facilita sobremaneira o ato comunicacional nessa esfera.
Aos administradores modernos, com a missão de liderar suas equipes rumo aos objetivos da organização, cabe o exercício de