Micro História
Sobre o autor: Giovanni era de uma família judaica, filho de um militante contra o fascismo, Ricardo Levi, militante do grupo Justiça e Liberdade (Giustizia e Libertà) durante a Segunda grande Guerra. Auto declarado marxista, escolheu a história para compreender e “modificar” o mundo, segundo suas próprias palavras. Nascido em 1939, Giovbanni Levi é professor das Universidades de Veneza e de Sevilha, na Espanha e um dos criadores da Micro-História.
Sobre a Micro-História
O autor alerta que a micro-história é uma História feita por escalas, isso para que se possa fazer a apreensão em dimensões inalcançáveis quando se faz qualquer tipo de História Geral.
Tal prática nasce quando o autor, que é ligado a sociologia sobretudo a antropologia, tenta obter uma dimensão da crise dos anos 70 e 80 e não conseguia obter um extrato de reações da sociedade como se fosse em bloco, ou seja, percebe que existem diversas reações possíveis dentro de cada grupo de modo que seria necessário um estudo detalhado, em um universo micro no sentido de entender cada indivíduo inserido naquele contexto.
Em recente entrevista o autor responde a esta questão de forma clara: “... A partir dos anos 70, comecei a duvidar das estruturas dos partidos políticos de esquerda. Também passei a ver com outros olhos a forma como a historiografia de esquerda descrevia a sociedade. Creio que esta seja a origem daquilo que chamamos de micro-história: uma tentativa de ver o que havia por baixo de falsas classificações, como a suposta solidariedade automática da classe operária.” (Entrevista: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/entrevista/giovanni-levi)
“Neste tipo de investigação, o historiador não está simplesmente preocupado com a interpretação dos significados, mas antes em definir as ambiguidades do mundo simbólico, a