Micro historia
História Geral, a Micro-História se foca em objetos bem específicos para apresentar novas realidades. A proposta é que o historiador desenvolva uma delimitação temática extremamente específica em questão de temporalidade e de espaço para conseguir observar realidades que não são retratadas pela História Geral.
A micro historia fornece uma grande quantidade de ferramenta para a historia em geral produzindo assim nova possibilidade de abordagem historiográfica.
Assim a micro historia deve ser vista como um novo campo de possibilidade da Historiografia.
Micro Historia x Historia
Regional
A Micro-História não se refere necessariamente ao estudo de um espaço físico reduzido ou delimitado, embora isto possa até ocorrer. O que a Micro-História pretende é uma redução na escala de observação do historiador com o intuito de se perceber aspectos que, de outro modo, passariam despercebidos. Quando um micro-historiador estuda uma pequena comunidade, ele não estuda propriamente a pequena comunidade, mas estuda através da pequena comunidade
(não é, por exemplo, a perspectiva da História local, que busca o estudo da realidade micro-localizada por ela mesma). História regional, ele mostra-se interessado em estudar diretamente uma região específica (ou, melhor dizendo, uma determinada espacialidade). O espaço regional, é importante destacar, não estará necessariamente associado a um recorte administrativo ou geográfico, podendo se referir a um recorte antropológico, a um recorte cultural ou a qualquer outro recorte proposto pelo historiador de acordo com o problema histórico que irá examinar.
Micro-História refere-se à maneira de construir o texto final que será oferecido ao leitor. A preocupação dos micro-historiadores em evitar generalizações