Pontos de Lubrificação do torno
Placa, cabeçote fixo, recâmbio, caixa Norton, barramento, carro principal e cabeçote móvel.
O cabeçote fixo é um conjunto constituído de carcaça, engrenagens e eixo - arvore. Este último é o elemento principal do cabeçote, onde esta montada a placa, responsável pelo movimento de rotação da peça que deve ser lubrificada diariamente (a cada 8 horas) com graxa tipo GN-1, por intermédio de uma bomba graxeira nos pinos graxeiros. Se o eixo - arvore precisar ser desmontado, seus rolamentos devem ser limpos e lubrificados novamente com graxa ISOFLEX NBU – 15.
A troca de óleo desse conjunto deve ser realizada a cada 1200 horas (6 meses) ou antes, quando o nível estiver muito baixo (deve-se verificar diariamente). O óleo utilizado é o CLP 32 (de acordo com a norma DIN 51502), numa quantidade de 5,5 litros. Para efetuar a troca deve-se retirar a cobertura de borracha (1), remover os bujões (2) e (3) e deixar escorrer todo o óleo, recolocar o bujão (3), abastecer com óleo novo através do orifício do bujão (2) até atingir ¾ do nível (4) e por fim recolocar o bujão (2) e a cobertura de borracha (1).
A caixa Norton é formada por carcaça, eixos e engrenagens. Serve para transmitir o movimento de avanço do recâmbio para a ferramenta Caixa de roscas e avanços oferece diversas combinações para avanços e para passos de roscas. Suas engrenagens e eixos são temperados e trabalham em banho de óleo, também com lubrificação direcionada aos rolamentos. A troca de óleo desse conjunto deve ser realizada a cada 1200 horas (6 meses) ou antes, quando o nível estiver muito baixo ( deve-se verificar diariamente). O óleo utilizado é o CLP 150 (de acordo com a norma DIN 51502), numa quantidade de 1,3 litros. Para substituir o óleo deve-se remover os bujões (1) e (2) e deixar escorrer todo o óleo, recolocar o bujão (2), abastecer com óleo novo através do orifício do bujão (1) até atingir ¾ do nível (3) e finalmente recolocar o bujão (1).
O recâmbio é a parte responsável pela