Micro economia
Referências:
1. Aula publicada em PDF.
2. ROSSETTI, Introdução à Economia.
3. MANKIW. Introdução à Microeconomia
4. Atividade avaliativa 6
Estudo de Caso 1
“Restaurantes quase vazios e minigolfe na baixa estação
Você alguma vez já entrou num restaurante para almoçar e viu que ele estava praticamente vazio? Talvez tenha se perguntado por que o estabelecimento se dava ao trabalho de ficar aberto, uma vez que a receita proporcionada pelos poucos clientes não tinha nenhuma possibilidade de cobrir os custos totais de operação do restaurante.
Ao tomar a decisão de abrir ou não para o almoço [além do jantar], o proprietário de um restaurante precisa ter em mente a distinção entre custos fixos e custos variáveis. Muitos dos custos de um restaurante – aluguel, equipamento de cozinha, mesas, louças, talheres,etc. – são fixos. Quando o proprietário decide se vai ou não servir o almoço, somente os custos variáveis – preço dos insumos adicionais e os salários dos funcionários extras – são relevantes. O proprietário somente fechará para o almoço se a receita proporcionada pelos poucos clientes não for suficiente para cobrir os custos variáveis do restaurante.
O operador de um campo de minigolfe, numa estância de verão, enfrenta uma decisão semelhante. Como a receita varia substancialmente de estação para estação, a empresa precisa decidir quando vai ficar aberta e quando vai ficar fechada. Novamente, os custos fixos – o custo de comprar o terreno e construir o empreendimento – são irrelevantes [para esta decisão]. O campo de minigolfe só deve ficar aberto, nos períodos do ano em que as receitas excedem os custos variáveis” (MANKIW, 2005).
1. Reconheça, no caso, as estruturas de mercado dos dois empreendimentos. Justifique.
2. Explique a racionalidade das decisões de funcionamento dos empreendimentos mesmo com baixa demanda, com base no modelo marginal do lucro.
Estudo de Caso 2
“O