micro economia
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Micro- Economia lecionado pela Srª Professora Natália Teixeira no decorrer do primeiro semestre do primeiro ano do curso de Gestão de Marketing. O mesmo tem em consideração um conjunto de competências a desenvolver que passam pela aplicação dos conceitos teóricos aprendidos na disciplina à realidade, capacidade de recolha e selecção de informação relevante.
Este documento está organizado em 6 capítulos que vão acompanhando gradualmente o decorrer da minha pesquisa. O meu trabalho tem como tema a caracterização do mercado de revistas especializadas (mensais), como tal, optei por me focar no segmento de mercado das revistas Femininas/Moda (mensais).
O primeiro capítulo tem como título “Revistas femininas/moda” e pretende explicar ao leitor do documento o que são revistas femininas/moda e qual é o conceito implícito nas mesmas. No mesmo capítulo erei também analisar algumas variáveis que são importantes para compreender melhor este segmento de mercado, como o sexo, a idade, a região e a classe social. No segundo capítulo irei focar-me sobre tudo no tema principal. Irei explicar as estruturas gerais de mercado existentes e seguidamente irei adequar uma das estruturas ao meu segmento de mercado.
No terceiro capítulo deste documento será apresentada a liderança de mercado das revistas femininas/moda em Portugal.
No quarto capítulo irei apresentar as empresas presentes neste segmento e irei fazer uma breve apresentação das mesmas.
No quinto capitulo apresentarei as revistas que compõem o meu segmento de mercado (Máxima, Elle, Cosmopolitan, Vogue, Activa, Happy Woman e Lux Woman).
Por fim, no capítulo sexto, vou indicar as dificuldades que senti na concretização deste trabalho e de que maneira as mesmas penso terem sido superadas.
I. Revistas femininas/moda
As revistas femininas/moda (mensais) procuram construir a imagem de uma mulher abordando temas que as mesmas