Micro Aula
TERMOMÉTRICAS
Termometria
Conceito de temperatura
Corpos são formados por partículas (átomos e moléculas) que estão em constante agitação, ou seja, possuem energia cinética.
A soma das energias cinética de agitação das partículas que constituem a matéria pode ser definida como energia térmica do corpo.
A temperatura de um corpo é definida como um valor numérico associado ao estado de agitação de suas partículas.
Quanto maior a agitação, maior a temperatura medida.
Medida da temperatura
A medida da temperatura é indireta, pois não temos como medir a energia cinética das partículas e, por isso, utilizamos a medida de grandezas que mudam com a variação da temperatura: dilatação térmica dos materiais, o volume dos gases, a coloração de algumas substâncias e a corrente elétrica.
Termômetros
Um termômetro é um instrumento que mede quantitativamente a temperatura de um sistema. A maneira mais fácil de se fazer isso é achar uma substância que possua uma propriedade que se modifica de modo regular com a temperatura.
Substância termométrica é aquela que tem pelo menos uma de suas propriedades físicas (comprimento, volume, pressão, etc.) variando de forma mensurável com a temperatura.
Grandeza termométricas é a propriedade física da substância termométrica que varia de forma mensurável com a temperatura, sendo usada para medi-la.
Escalas termométricas
Uma escala termométrica corresponde a um conjunto de valores numéricos, em que cada valor está associado a uma temperatura.
Para a graduação das escalas, escolheremos, como pontos fixos, dois fenômenos que acontecem sempre nas mesmas condições: a fusão da água e a ebulição da água, ambas sob pressão normal (equivalente à do nível do mar)
1º ponto fixo: corresponde a temperatura de fusão da água.
2º ponto fixo: corresponde a temperatura de ebulição da água.
Relação entre as escalas termométricas
Podemos relacionar as três escalas da seguinte forma:
Para fazer a mudança