Micoses em unhas
Apesar de atualmente lhes ser atribuído um papel basicamente estético, já que têm sido, desde a Antiguidade, muito cuidadas e enfeitadas, as unhas desempenham um papel essencial enquanto elementos funcionais da nossa vida cotidiana.
Além de protegerem as pontas dos dedos de todo o tipo de golpes e agressões, as unhas servem para esfregar e arranhar, como meio instintivo de defesa perante uma situação de perigo e para apertar, separar, dobrar e muitas outras ações que necessitem de alguma precisão.
De fato, embora as funções das unhas sejam muito importantes, costumam passar despercebidas, já que apenas quando, por algum motivo, as perdemos, é que ficamos a saber toda a sua importância, já que os dedos, sem as unhas, perdem grande parte da sua funcionalidade.
A função principal da unha é de proteção das extremidades muito susceptível aos traumas.
Por outro lado, as unhas participam, igualmente, no sentido do tato, constituindo uma espécie de amplificadores sensoriais, pois aumentam as percepções desse tipo na ponta dos dedos, já que o mínimo contato sobre a superfície do corpo da unha ou na sua extremidade livre proporciona a perfeita percepção do estímulo.
O crescimento das unhas é de aproximadamente de 1mm ao mês e para ser substituída inteiramente leva aproximadamente 1 ano.
2 - ESTRUTURA E FORMAÇÂO DA UNHA:
As unhas têm uma estrutura muito semelhante à dos pêlos, pois são essencialmente constituídas por queratina, a proteína fibrosa elaborada pelas células cutâneas, embora também sejam compostas por mucopolissacarídeos e determinados minerais.
Ao longo da face dorsal da falange distal de cada dedo, a epiderme dobra-se sobre si própria, penetrando na derme, através de uma zona, denominada sulco ungueal, onde as duas camadas da epiderme se encontram face a face, uma virada para cima, denominada eponíquio, e outra para baixo, o hiponíquio ou leito ungueal, de modo a proporcionarem a formação da unha.
A partir do exterior, não