Michelangelo
O Renascimento traz consigo uma série de descobertas (realizadas por cientistas e pensadores) que foram de suma importância social. Com suas obras, Michelangelo trouxe ao renascimento maiorentendimento sobre significativas mudanças culturias e ideológias. Outra característica fortíssima deste período de transformações foi o racionalismo, que nada mais é do que a utilização da razão para tirar conclusões, ao invés da valorização da fé. Michelangelo buscava representar a figura humana, sendo ela religiosa ou não, como é na realidade. Mesmo tendo uma grande importância para o Renascimento, um movimento com grande influência religiosa, nunca se soube ao certo a religião do artista.
A arte e a religião
Complexa em sua totalidade, a arte manifesta-se na humanidade de várias formas, sendo conceituada de diversas maneiras. Presente ao longo da história, diverge conforme a época e tendência, não deixando de ser uma expressão pessoal do artista, uma manifestação social, o significado de uma cultura. Michelangelo, pintor e escultor italiano e um dos principais criadores Renascentistas, mostrou com clareza a fase e a fé da sociedade. Achava a pintura uma arte limitada, ele queria algo de maior expressão, impacto e monumentalidade.
Seu primeiro trabalho como escultor, com 15 anos de idade, foi "Madonna da Escada." Suas influências imediatas foram a escultura romana, Giovanni Pisano, Niccolò dell'Arca, Jacopo della Quercia, Donatello e também Leonardo da Vinci, mas desde o início eximiu-se de uma fidelidade estrita a esses modelos, buscando uma abordagem individual, o que é visível já na "Centauromaquia" que criou para Lorenzo de' Medici, uma das composições mais avançadas tecnicamente de sua época.
Entre 1501 e 1504 criou sua maior escultura, o colossal David para Florença. Usando um bloco único de mármore já parcialmente trabalhado, mandou erguer uma cerca em torno e o escavou sozinho, sem permitir visitas. Quando foi inaugurado causou