Michelangelo
Perdeu a mãe aos 6 anos, foi criado por uma ama-de-leite e seu esposo, um cortador de mármore. O mármore influenciou Michelangelo em sua vocação de escultor, mesmo pressionado pelo pai a não se tornar num artista, Michelangelo persistiu.
Trabalhou na oficina do pintor Domenico Ghirlandaio, um ano depois entrou para escola de escultora de Lourenço o Magnífico, em Florença. Após a morte do banqueiro Lourenço, Michelangelo foge para Veneza.
Em Veneza tomou contato com a concepção de outros artistas como Petrarca, Boccaccio e Dante; e esculpe obras como Baco Bêbado e Adonis Morrendo. Em 1505, o papa Julio II chamou Michelangelo para construir um tumba para a sua morte, Michelangelo só concluiu a tumba após a morte do pontífice; no Vaticano, o artista ainda efetuou a decoração da Capela Sistina.
Além de pintor e escultor, trabalhou como arquiteto e escreveu poesias. Faleceu em 18 de fevereiro de 1564, em casa, solicitando em testamento que seu corpo fosse enterrado em Florença.
Um dos mais completos artistas renascentistas, Leonardo da Vinci nasceu no dia 15 de abril de 1452, muito provavelmente em uma cidade próxima a Vinci, Anchiano, na Itália, embora alguns pesquisadores acreditem que sua terra natal está situada entre Florença e Pisa, à direita do Rio Arno.
Seus pais eram o notário – hoje conhecido como tabelião – Piero di Antonio da Vinci, e a camponesa Catarina. Assim que nasceu, eles se separaram e seu genitor contraiu matrimônio com outra mulher, Albiera di Giovanni Amadori, bem mais nova que ele. Ao completar cinco anos, Leonardo foi retirado da guarda materna e entregue ao pai.
Sua infância transcorreu na esfera rural, o que explica seu apego à Natureza. Ele era um aficionado por cavalos, que no futuro se tornariam alvos de suas pesquisas. Aliás,