Relatório Fenômeno dos Transportes
RA. 5112814
Turma 13
PRÁTICA DE LABORATÓRIO 03
VAZÃO PELO MÉTODO DIRETO
MEDIÇÃO DA PRESSÃO E VELOCIDADE
UNIUBE – UNIVERSIDADE DE UBERABA
SETEMBRO - 2013
1. Introdução Neste experimento vamos falar de algo que vivemos no nosso dia a dia e muita das vezes nem percebemos, ao abrir uma simples torneira parar lavar uma louça, aguar uma planta lavar uma garagem muita das vezes não imaginamos todo o trajeto que a agua passa até chegar ao seu objetivo final, ela sai possivelmente de um reservatório ou até mesmo vem direto do sistema de água da empresa fornecedora, ela passa por tubulações, joelhos, curvas, registros e outros obstáculos até chegar a em nossas torneiras. Por traz desse processo que para quem não tem conhecimento parece ser tão simples existem vários fatores que influenciam no processo como pressão da água, vazão, velocidade e outros fatores. Sendo assim procuramos neste experimento mostrar na prática como funcionam os bastidores de um simples banho, uma simples torneira aberta e qualquer fator que envolva tal processo.
2. Objetivos Demostrar através da prática de laboratório o cálculo do fluxo de uma determinada massa ou volume, neste caso em questão será determinado a medida de vazão pelo método direto e também será demostrado a perca de pressão em um determinado percurso e a sua velocidade.
3. Materiais utilizados
- Água
- Bancada de Mecânica dos fluídos (Modelo MF2110)
- Cronometro
- Régua
- Bloco de anotações
- Piezômetro
4. - Procedimento
No procedimento primeiramente foi utilizado a bancada de mecânica dos fluidos, onde foram feitas cinco aferições do tempo gasto para encher um determinado recipiente para uma determinada quantidade de água. Foram feitas as aferições com o registro 35% aberto, com as alturas variando a cada três cm iniciando em cinco cm e sequencialmente oito cm, 11 cm, 14 cm, 17 cm e 20 cm. O piezômetro da bancada utilizada media de 0 a 165 mm, e