MICHEL FOUCAULT O PODER E O ESTADO
Resumo:
O presente artigo foi elaborado a partir do trabalho final de psicologia do curso de pedagogia com o tema Michel Foucault o poder e a educação. Esse filósofo Francês chamado de Paul-Michel Foucault nasceu em 1926, aos 20 anos estudou psicologia e filosofia e ainda obteve um diploma em psicopatologia, ele foi um dos poucos pensadores que conseguiu uma rápida repercussão na metade do século 20. Em seus estudos Michel tratou diretamente das escolas e das ideias pedagógicas na idade moderna.
Palavras-chave: Estado- Poder
Abstract:
This article was prepared from the final work of pedagogy course of psychology with the theme Michel Foucault power and state. This French philosopher called Paul-Michel Foucault was born in 1926 at age 20 studied psychology and philosophy and also obtained a degree in psychopathology, he was one of the few thinkers who achieved a rapid impact in the half 20th century In his studies Michel treated directly from schools and pedagogical ideas in the modern age.
Keywords: State- Power
Introdução:
A análise do poder para Foucault surgiu em um determinado momento de suas pesquisas, mostrando uma reformulação de objetivos teóricos e políticos.
É importante deixar claro que para Foucault o poder não é um objeto natural, uma coisa, que se possui ou não, e sim uma prática social e como tal, constituída historicamente. Sendo assim, não existe aquele que tem e aquele que não tem o poder. Então conclui-se que o poder não existe, existem sim, práticas ou relações de poder, ou seja, o poder é algo que se exerce, que se efetua, que funciona, como uma máquina social que se espalha por toda estrutura social. O poder não é um lugar que se ocupa e nem um objeto que se possui, como já mencionado. Ele se exercer, se disputa. Não é uma relação unilateral, nessa disputa ou se ganha ou se perde.
Daí surge uma das teses fundamentais da genealogia: o poder é produtor de individualidade. O indivíduo é