Micareta
1 slide
A semana do carnaval movimenta milhares de pessoas no Brasilr. O “gosto pelo carnaval” chegou a tal ponto que, segundo alguns dizem, nós brasileiros é quem inventamos o “ carnaval fora de época”,ou seja, nada mais do que a famosa micareta.
2 slide
Mesmo sendo tão apreciada pelos brasileiros as famosas micaretas estão longe de serem uma invenção do nosso povo. O termo micareta vem da expressão francesa “mi-carême”, que significa “meio da Quaresma”. Como o próprio nome diz, os primeiros carnavais fora de época da nossa história aconteceram na França do século XV, bem no meio da Quaresma, e desde os anos noventa vem se espalhando por várias capitais e cidades brasileiras.
Inicialmente aqui no Brasil começou a ser comemorado nos requintados salões de festa do Rio de Janeiro.
Algumas pesquisas trazem indícios de que a nossa primeira micareta teria acontecido há um século, na cidade de Jacobina, interior da Bahia. Naturalmente que essa primeira manifestação não contou com toda a parafernália que hoje marcam as micaretas.
3 slide
Um dos principais motivos da realização das micaretas é econômico: devido os aluguéis de trios a contratação dos artistas e equipamentos. E eles conseguem reaver o gasto pelo valor dos ingressos e os gastos com bebidas.
4 slide
As Micaretas acontecem nas ruas e avenidas das cidades, e as bandas tocam em Trios Elétricos, para participar desse evento, as pessoas desembolsam uma razoável quantia para adquirir o famoso “abadá”. Essa vestimenta, que permite o ingresso do folião.
Os blocos de Carnaval também são os destaques nas Micaretas, já que só os foliões quase sempre precisam comprar o abadá para acompanhar o trio elétrico e ter direito aos camarotes com direito a bebida grátis.
5 slide
Os ritmos mais tocados na micareta é o axé e o pagode, porém o axé prevalece.
E alguns dos símbolos de uma micareta, são Ivete Sangalo, parangole, chiclete com banana, Daniela Mercury, Claudia leite.
6