Mia couto
Disciplina: Língua Portuguesa
Data: Dezembro de 2011
página
Introdução……………………………………………………………………………………………… 3
Biografia…………………………………………………………………………………………………4
- Contos…………………………………………………………………………………..5 - Crónicas………………………………………………………………………………..6 - Romances…………………………………………………………………………6/7 - Prémios……..………………………………………………………………………….7 - Trabalho enquanto biólogo….……………………………………………7
Conclusão…….………………………………………………………………………………………….8
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa a pedido da professora Lídia Vale. Iremos focar-nos em Mia Couto, um escritor abordado nas aulas. Falaremos acerca da sua vida e obras. Pretendemos também adquirir o máximo de conhecimentos possível.
Biografia
António Emílio Leite Couto, é um escritor e jornalista moçambicano. Nasceu em 1955, na Beira, filho de uma família de emigrantes portugueses chegados a Moçambique no princípio da década de 50. Ganhou o nome de Mia devido ao seu irmão não conseguir dizer “Emílio”. Fez a escola primária na Beira. Em 1971, iniciou os seus estudos de Medicina na Universidade de Lourenço Marques (actualmente, Maputo). Por esta altura, o regime exercia grande pressão sobre os estudantes universitários. Ligado à luta pela independência de Moçambique, tornou-se membro da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).
A partir do 25 de Abril e da independência de Moçambique, interrompeu os estudos (na altura estudava medicina), para trabalhar como jornalista, em primeiro lugar, em "A Tribuna" , juntamente com Rui Knopfli. Nessa altura tornou-se também director da Agência de Informação de Moçambique (AIM). Participou na revista "Tempo" até 1981, ficando, depois, no "Notícias" até 1985, altura em que ingressou na Universidade Eduardo Mondlane para tirar o curso de Biologia.
O seu primeiro livro, "Raiz de Orvalho" (poemas), foi publicado em 1983. Segundo o