Mia Couto
Mia Couto
Aluna; Tainá Spina.
Professora; Debora
Índice
Bibliografia do autor
Obras e Poemas
Contos
Crônicas
Romances
Prêmios
Bibliografia do Autor
Autor; Mia Couto, (António Emílio Leite Couto)
Nascimento; nasceu na Beira, Moçambique, em 1955.
Primeiras obras; Mia nasceu e foi escolarizado na Beira. Com catorze anos de idade, teve alguns poemas publicados no jornal Notícias da Beira. Obra
Muitos dos livros de Mia Couto são publicados em mais de 22 Países
Poesia
Estreou-se no prelo com um livro de poesia, Raiz de Orvalho, publicado em 1983.
Em 1999, a Editora Caminho relançou Raiz de Orvalho e outros poemas que teve sua 3ª edição em 2001.
A mesma editora dá ao prelo em 2011 o seu segundo livro de poesia, "Tradutor de Chuvas".
Contos
Nos meados dos anos 80, Couto estreou-se nos contos e numa nova maneira de falar - ou "falinventar" - português, que continua a ser o seu "ex-libris". Nesta categoria de contos publicou:
Crônicas
Para, além disso, publicou em livros algumas das suas crónicas, que continuam a ser coluna num dos semanários publicados em Maputo, capital de Moçambique:
Romances
E, naturalmente, não deixou de lado o gênero romance.
Em voz baixa, o escritor moçambicano Mia Couto grita. O tom sereno de um dos mais premiados autores da língua portuguesa contrasta com a intensidade de seu discurso, que critica desde a onda do politicamente correto até a ilusão salvacionista em relação à África.
Em passagem pela Capital para uma aula magna na UFRGS, o escritor conversou com o caderno PrOA. Na entrevista, o vencedor de prestigiados prêmios como o Neustadt e o Camões, conhecido pela arte de esculpir palavras, explica como faz de suas histórias um espaço de resistência — e convoca a sociedade a ir além do estreito estereótipo de raça para ser capaz de respeitar cada indivíduo.
Leia a entrevista:
O senhor vem de um dos 10 países mais pobres do