meus trabalhos
Cleyton Souza Barros
Juliana Gomes Dornelas
Maíra Carvalho Carneiro Silva*
RESUMO: O presente artigo visa estabelecer uma breve análise da música brasileira nos anos 90, enfocando mercado fonográfico, e tentando apreender o motivo desta década ser considerada de baixa qualidade musical para a música nacional.
PALAVRAS-CHAVES: música, anos 90, mercado fonográfico.
ABSTRACT: This presente article aims to do a short analysis about the 90’s music focussing on the phonografic market, and trying to understand the resons why the cause this decade has been considered a low quality period for the national music.
KEYWORDS: music, 90’s, phonografic market.
INTRODUÇÃO
O presente artigo foi escrito para um trabalho apresentado em uma das disciplinas do curso de graduação em História. Embora não sejamos estudiosos desta área, fomos levados a refletir sobre este tema, obtendo como resultado deste não conclusões, mas sim reflexões a respeito do panorama do mercado fonográfico brasileiro na década de 90 do século passado. Ademais, visualizamos a música como reflexo da sociedade na qual está inserida no momento de sua produção e divulgação.
A música na década de 90 é freqüentemente envolta em um discurso pejorativo, vista como "lixo cultural", sem valor, se comparada, a produção musical das décadas anteriores1. Nosso papel não é o de juízes a respeito desta questão que se apresenta na opinião pública, entre os críticos musicais e entre a própria população. Antes sim, temos a pretensão de abordar a música enquanto produção social e cultural de seu tempo, reflexo das conjunturas históricas que se apresentam no cenário nacional e internacional, nos âmbitos econômico, político, social e cultural.
*
Graduandos do curso de História do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de
Juiz de Fora.
1
AUGUSTO, Sérgio. Por essa Darwin não esperava: os anos 80 e