Meus trabalhos
No Brasil, esse conceito só foi reconhecido anos depois pelas organizações da época. Por isso mesmo, na década de 90, poucas empresas tinham conhecimento desse setor (Lacombe; Tonelli, 2001). São quatro as áreas-chaves para a determinação de políticas de RH: grau de influência do empregado (participação); o fluxo de RH (recrutamento, utilização e demissão); o sistema de recompensas; e os sistemas de trabalho (organização do trabalho). (Lacombe; Tonelli, 2001, p. 02).
A administração dos RH, segundo Chiavenato (1999), se constitui das seguintes características, as quais ele nomeou de subsistemas: PROVISÃO: em que se encontram o planejamento de RH, as pesquisas de mercado de mão de obra, recrutamento e seleção de pessoal. APLICAÇÃO: neste subsistema estão a análise e descrição de cargos, a integração ou indução, as avaliações de mérito ou do desempenho, e a movimentação de pessoal. MANUTENÇÃO: neste estão a remuneração, os planos de benefícios sociais, higiene e segurança do trabalho, os registros, o controle de pessoal e as relações trabalhistas.
DESENVOLVIMENTO: este setor de grande importância é responsável pelo treinamento e os planos de desenvolvimento de pessoal. MONITORAÇÃO de recursos humanos: que inclui o banco de dados, os sistemas de informações de RH e sua