meus trabalhos
Definida como a fusão entre duas vogais e representada pelo acento grave ( ` ), a crase a é a junção de dois tipos de a, um deles a preposição a, e o outro os artigos femininos a(s) ou também os pronomes demonstrativos a, aquele(s), aquela(s) e aquilo.
De forma geral, aplicamos a crase somente antes de palavras femininas. No entanto, devemos ficar atentos a algumas restrições e exceções. Um método simples para verificar se uma palavra pede ou não a crase é a troca dos substantivos.
Dica
Troca-se o substantivo feminino da frase por outro masculino e, se aparecer o termo ao(s), a crase é utilizada. Se aparecer o termo o(s), a crase não é utilizada. Exemplos:
Vamos à escola. - Vamos ao colégio.
A atendente não resolveu a questão. - A atendente não resolveu o problema.
Esta roupa é idêntica à que minha mãe me deu. – Este vestido é idêntico ao que minha mãe me deu.
Aquela é a menina à qual pedimos informação. – Aquele é o menino ao qual pedimos informação.
Não devemos usar crase
Algumas palavras não aceitam o artigo a(s), tais como:
Palavras masculinas;
Verbos, quando o a vem antes deles;
Pronomes (mesmo se fizerem referência a palavras femininas), com exceção dos demonstrativos (aquele(s), aquela(s), aquilo) e dos possessivos (minha(s), tua(s), sua(s), dela(s), nossa(s), vossa(s));
Palavras repetidas;
A preposição a antes de uma palavra plural;
A palavra casa sem especificativo;
A palavra terra sem especificativo.
Nesses casos, de modo geral, não existe o uso de crase porque não é permitido o uso do artigo a, somente a preposição, o que impossibilita a presença do acento. Há ainda o caso do uso opcional da crase, algo restrito aos pronomes possessivos, nomes próprios femininos e à expressão até aquando acompanhada de substantivo feminino, uma vez que estas palavras não são obrigadas a virem acompanhadas do artigo a. Exemplos:
Palavra masculina
Ela gosta de andar a cavalo.
O verbo andar pede preposição a, no entanto, cavalo é palavra