Relacionamento com o cliente
As unidades produtoras constituem processos ou macroprocessos voltados para clientes, e para que cumpram adequadamente suas finalidades, é importante que seus gestores conheçam adequadamente o que os seus clientes necessitam ou desejam.
Os processos organizacionais e os requisitos dos clientes
Ainda existem organizações tradicionais que não estão orientadas por processos.Sua estrutura se baseia em departamentos, concentrados exclusivamente na tarefa que realizam. Nessas empresas, cada um só tem o conhecimento daquilo que faz, acabam desconhecendo as atividades relacionadas com o processo total de que participam.O que se pode esperar das organizações não tradicionais, é que saibam o que são processos e a partir daí, consigam atender os requisitos dos clientes de forma eficiente e eficaz.
A definição de processo é, qualquer atividade que recebe uma entrada, agregando-lhe valor gera uma saída para um cliente interno e externo. Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos.Os processos podem ser classificados em processos principais do negócio e processos de apoio. Os processos principais do negócio são aqueles que agregam valor diretamente para os clientes, estão envolvidos na geração do produto, na sua venda e transferência para o cliente, bem como na assistência após a venda e disposição final. Já os processos de apoio, são aqueles que sustentam com suas operações os processos principais do negócio e a si mesmos, fornecendo bens e serviços.
Os multiprocessos ou subprocessos não surgem por acaso, eles tem de ser projetados e implantados por alguém. Quando alguém cria uma organização, tem de criar também sua estrutura organizacional e seus processos principais e de apoio.Conhecer os clientes é fundamental para qualquer organização, pois a partir desse conhecimento é que a organização pode estruturar seus processos para produzir e oferecer aquilo que atenda os requisitos