Ideias de Thomas Hobbes
*Bellum omnium contra omnes: expressão em latim, que traduzida significa "A guerra de todos contra todos". O Estado de natureza desencadearia esta situação de guerra e medo generalizado, já que não existiria um mediador para as ações dos homens.
*Contrato social: o contrato social seria o meio de acabar com os problemas do Estado de natureza, como a guerra constante de todos contra todos. Nele, os membros da sociedade abdicam do privilégio da liberdade total e natural, em troca de que todo o poder de mediação fique centralizado nas mãos de uma autoridade inquestionável - o Estado - , que assegurará a paz interna e garantirá a defesa comum. Isto faz da existência do Estado um "mal necessário" - um contrato social - , que não é exatamente agradável, mas sim um fato tolerável, uma alternativa para fugir do caos que seria uma sociedade sem nenhum tipo de meio regulador.
*Soberania: os membros da sociedade proporcionaram ao Estado, por meio do contrato social, que este possuísse total poder sobre eles, em troca de receberem do mesmo paz e segurança. Logo, o Estado possui soberania sobre seus "servos", interferindo e mediando na vida e nas relações sociais dos que vivem sob sua tutela.