Filosofos Contratualistas
A
M
THO
S
E
B
HOB
Thomas
Hobbes
Thomas Hobbes nasceu na Inglaterra, no dia 5 de abril de 1588. Foi uma época em que a
Inglaterra era dominada pelos Tudors e sofria o perigo da invasão da esquadra espanhola.Ele era filho de um vigário, e teve sua tutela confiada a um tio.
Estudou em Malmesburg e Westport, entrando mais tarde para Oxford, cuja educação era de teor Aristotélico e Tomista, mas ele não admirava a filosofia de Aristóteles. Hobbes foi mais influenciado pelas idéias do mecanismo do universo e pelo cartesianismo, comum entre os intelectuais da época.
Conheceu o astrônomo Galileu Galileu, cuja idéia, ajudou na tentativa de desenvolver uma filosofia social.
Thomas Hobbes foi teórico político, filosofo e matemático inglês e sua obra mais evidente é “Leviatã”.
Thomas Hobbes era defensor da monarquia.
Por isso, viajou à Paris na eminência da guerra civil inglesa, lá se tornou professor matemático do futuro rei inglês Carlos ll .
Ele volta à Inglaterra após a guerra escreve o livro “Leviatã” em 1651. Porém as idéias de Hobbes não foram bem aceitas há época, principalmente por ser considerado ateu. Seus livros foram queimados em
Oxford e suas idéias ateístas foram mal vistas pela Royal Society.
Na obra Leviatã, explanou os seus pontos de vistas sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades.
“Cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos (Bellum omnia omnes).” No entanto, os homens têm um desejo, que é também em, interesse próprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social.
Thomas Hobbes defendia a idéia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter – se a um poder absoluto e centralizado.
Hobbes argumenta que só podemos conhecer algo do mundo exterior a partir das impressões sensoriais que temos dele
(“Só existe