meus trabalhos
CIÊNCIAS
ANA CLAUDIA JESUS DA CRUZ
BRUNA SANTOS
EVELIN SENA
KETILA ANDRADE
LAIS MOREIRA REIS
THAIS HENRIQUE PINHEIRO
Teixeira de Freitas-BA
2014
Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto
Serie: 7° ano Turma: B Turno: Matutino
Professora: Isis carvalho
Trabalho apresentado a disciplina de ciencias da escola Clélia das Graças Figueredo Pinto.
Docente:Isis.
Teixeira de Freitas-BA
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho ira tratar sobre os seres autotróficos e os seres heterotróficos além de também relatar sobre a cadeia alimentar.
Ser autotrófico- ser vivo capaz de produzir compostos orgânicos a partir de substâncias minerais, utilizando uma fonte de energia externa- energia luminosa.
Ser heterotrófico- ser vivo incapaz de produzir o seu próprio alimento, por isso alimenta-se a partir de compostos orgânicos, produzida por outros seres vivos.
SERES AUTOTRÓFICOS E HETEROTRÓFICOS
Autótrofos
Organismos autotróficos são chamados "produtores", pois criam seu próprio alimento; a palavra "autotrófico", em grego, significa "auto-alimenta". Um pequeno número de bactérias, incluindo o antigo grupo Archae, é capaz de gerar alimento a partir do enxofre ou outras reações químicas, mas a maioria dos autótrofos depende da luz solar. Como resultado, eles são conhecidos como "fotótrofos", um grupo que engloba as demais bactérias autotróficas e as plantas.
Fotossíntese
Um dos métodos mais comuns em autótrofos é chamado de "fotossíntese". Neste processo, moléculas especializadas capturam o carbono do ar e o vincula à água, usando a energia produzida pela luz solar. Seguindo a terminologia científica padrão, as moléculas que usam água são os "hidratos" e o composto carbônico resultante são os "carboidratos". Como o processo fotossintético retira carbonos do ar e os converte para a forma sólida, é chamado de "fixação do carbono". A