Debate - Passe Livre Três Lagoas
05/05/2014
Segunda – Feira
Câmara Municipal de Três Lagoas,
Vereador Antonio Luiz Teixeira Empke
Sr. Vereador, viemos através desta simples carta discutir a possibilidade do passe livre pros estudantes universitários desta cidade.
O movimento estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O movimento é o órgão máximo de representação dos estudantes da universidade.
Tarifa zero é o meio mais prático e efetivo de assegurar o direito de ir e vir de toda população Estudantil em Tês lagoas. Essa ideia tem como fundamento o entendimento de que o transporte é um serviço público essencial, direito fundamental que assegura o acesso das pessoas aos demais direitos como, por exemplo, a saúde e a educação. Com o crescimento sem planejamento das universidades, o acesso ao transporte público ficou extremamente complicado, custando além de muito dinheiro, várias horas do nosso dia, e em nossa cidade o deslocamento é uma necessidade diária, pois sem ele nossa vida social/acadêmica ficaria inviabilizada.
E levamos em consideração a gratuidade do transporte no que concerne a estudantes em campo grande, nossa capital, “ Estudantes em Campo Grande (MS), do ensino fundamental até a universidade, não pagam passagem no transporte público há quase 20 anos. Eles somam 50 mil alunos e a gratuidade custa em torno de R$ 30 mil diários, segundo cálculo da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Urbano).A Lei 3026/93, de 27 de dezembro de 1993, instituiu o Passe do Estudante, entendido como um passe gratuito de ida e outro de volta ao estudante do 1º, 2º e 3º graus do ensino oficial, nos serviços de transporte coletivo urbano do município".
____________________________ Bruno Pinheiro Coordenador do Movimento Estudantil