Meus documentos
Leila Lauar Sarmento
DVD do aluno
LISTA DE EXERCÍCIOS
PARTE 4 Morfossintaxe Capítulo 18 Coordenação
1
LISTA DE EXERCÍCIOS
Capítulo 18 Coordenação
1. Leia o poema de Mario Quintana.
Dos hóspedes
Esta vida é uma estranha hospedaria, De onde se parte quase sempre às tontas, Pois nunca as nossas malas estão prontas, E a nossa conta nunca está em dia...
QUINTANA, Mario. Poesias. 6. ed. Porto Alegre: Globo, 1983. p. 140.
a) Com quem o eu lírico nos compara? b) Interprete a linguagem figurada do texto. c) Releia este verso: “Pois nunca as nossas malas estão prontas”. Qual é o sentido da conjunção pois e como se classifica essa oração?
2. Separe as orações e classifique as coordenadas sindéticas nos períodos a seguir.
a) A sessão de cinema começa às vinte horas, portanto passarei em sua casa meia hora antes. b) Ora gesticulava impaciente ao telefone, ora gritava com os empregados. c) Nossa encomenda chegou ontem e logo conferimos todo o material. d) Não só viaja muito a trabalho, mas ainda procura viajar a lazer. e) Conversou com o gerente, mas não obteve o empréstimo desejado.
3. Junte as orações com uma conjunção coordenativa formando um período composto. Em seguida, dê o sentido que cada conjunção indica. a) Este filme está indicado ao Oscar. Há fortes concorrentes. b) O clima do planeta Terra piorou. Ocorreram diversos cataclismas nestes últimos anos. c) O buffet agradou aos clientes. O serviço pareceu-nos perfeito. d) O feriado será na sexta-feira. Faremos um passeio a Angra dos Reis.
4. Leia o poema.
A gaiola
E era a gaiola e era a vida era a gaiola e era o muro a cerca e o preconceito e era o filho a família e a aliança e era a grade a filha e era o conceito e era o relógio horário o apontamento e era o estatuto a lei e o mandamento e a tabuleta dizendo é proibido. E era a vida era o mundo e era a gaiola e era a casa o nome a vestimenta e era o imposto o aluguel a ferramenta e era o orgulho e o coração