Meus documentos
Tudo se inicia com um jovem chamado Amaro que acaba de perder os pais e entregue para uma mulher que o criara para o sacerdócio. Mesmo sem interesse e vocação o jovem segue com a ideia. Torna-se padre e tem um serio problema para controlar os seus impulsos sexuais mesmo servindo e tendo devoção a Deus ele odeia a ideia de ter que se guardar. Após exercer sua função em uma paróquia do interior consegue por influencia de uma Condessa mudar-se para Leira (cidade portuguesa). Quando chega em Leira se hospeda na casa de uma senhora chamada Joaneira, mulher que tinha um caso com o seu Cônego Dias. O quarto onde ele se hospeda é embaixo do quarto de Amélia que é filha de Joaneira.
Complicação: (capítulo VI)
Logo que Amaro e Amélia se vem pela primeira vez, sentem uma forte atração um pelo outro, (atração forte o suficiente para fazer com que Amélia termine com João Eduardo de quem era noiva). Certo dia quando chega em casa e vê seu Cônego com sua hospedeira em uma cama, acaba se descontrolando e se entregando para os desejos da carne, seguindo o exemplo de seu Cônego. O ex- noivo enciumado de Amélia acaba dando uma entrevista anônima ao jornal local da cidade falando sobre os padres que estão tendo casos sexuais expondo principalmente ao padre Amaro. Os padres acabam descobrindo e expulsam João Eduardo da cidade. O caso entre Amaro e Amélia fica muito serio, ate que ela engravida. A mãe de Amélia e o Cônego de Amaro ficam muito preocupados e decidem casa-la com seu antigo noivo, porem ele não é encontrado para o desespero de Amaro. Amélia entra em uma forte depressão, pois corre o risco de ser separada de seu amado.
Clímax: (capítulos XXIII e XXIV)
Amélia tem um parto muito complicado e assim que seu filho nasce, Amaro e influenciado a manda-lo para uma tecedeira de anjos (mulher que mata recém-nascidos indesejados). Amélia , depois do parto exige a presença da criança, como ela não lhe é entregue , começa a ter