Bla da bla da pa
Publicada no verão de 1845,A situação da classe trabalhadora na Inglaterra(2008) hoje é um marco na interpretação crítica do processo de desenvolvimento do capitalismo ocidental. Friedrich Engels nos apresenta uma detalhada análise das condições de vida e de trabalho do proletariado urbano.
Engels deparou-se com essa realidade na Inglaterra, em Manchester, centro da indústria inglesa, onde se fixou em 1842 como empregado de uma firma comercial cujo pai era um dos acionistas. Engels, um jovem não muito afeito ao ambiente almofadado e mesquinho do escritório de uma fábrica, percorreu os bairros operários e viu a miséria social.
Estudou profundamente a situação da classe trabalhadora na Inglaterra através da experiência direta, das obras dedicadas ao tema e dos documentos oficiais que pôde consultar.
Escrita entre os anos 1943 e 1944, esta obra revela não somente uma descrição corajosa dos bairros operários ingleses, mas também a trajetória de um jovem intelectual oriundo da burguesia alemã se aproximando de uma concepção histórica e revolucionária do mundo que visa o fim da dominação de sua própria classe sobre os despossidos dos meios de produção. Durante sua estada em Manchester, o jovem escritor entra em contato com o movimento operário inglês e a partir daí fortalece seus laços com uma concepção socialista do mundo.
Percorrendo os bairros operários de grandes centros industriais como Manchester, Birmingham, Leis, Liverpool, Engels descreve minuciosamente a miséria social que assola estes locais. Por toda a parte o que há é fome, cansaço e doenças. Miséria total, o salário pago pelas fábricas inglesas não garante a sobrevivência da classe trabalhadora. Não paga a comida, o teto, a roupa, o remédio e outras coisas necessárias para um ser humano se manter