meus documentos
. No tempo antigo, a terra era o principal fator de produção.
. Os mais poderosos eram os senhores feudais - donos de terra. No Brasil, seriam os chamados "barões do café" e senhores de engenho.
. Com a Revolução Industrial (metade do séc. XVIII), veio a formação das novas fábricas, uma grande mudança tecnológica e econômica, e, com isto ocorreram inúmeras transformações no ambiente econômico e social, de modo a abalar crenças e fez com que fossem revistos valores.
Vinculados a esta mudança tecnológica, surgiu o burguês - dono da indústria, concentrado na sua busca de lucros e ao mesmo tempo preocupado com a redução de seus gastos de produção. E, também, surgiu o operário, advindo das zonas rurais, adaptando-se mesmo sem querer a rotina de vida na cidade. Trabalhava incessantemente no ambiente fabril.
. Tanto o burguês, quanto o operário fizeram deslanchar a economia e a prosperidade material, nunca alcançadas e nem vistas antes na História.
. A Revolução Industrial inaugurou a modernidade, com o homem e a racionalidade ocupando o centro de qualquer pensamento.
. Nós, estamos a participar de uma revolução de importância emergente e igualitária, porém esta revolução passada nos deixou ligados à ela, seja por meio da valorização da terra, do capital, do trabalho, da energia, da matéria-prima e isto nos transformou num ''mundo'' tipicamente industrial.
A educação em si foi esquecida, ou, continuou a mesma com o despejar de inúmeros assuntos na cabeça das crianças, como se acúmulo de conteúdo fosse fazer com que