Meus arquivos
(tiristor diodo bidirecional), GTO (tiristor comutável pela porta), MCT (Tiristor controlado por MOS).
O tiristor é formado por quatro camadas semicondutoras, alternadamente p-n-p-n, possuindo 3 terminais: anodo e catodo, pelos quais flui a corrente, e a porta (ou gate) que, a uma injeção de corrente, faz com que se estabeleça a corrente anódica.
O Diodo de Potencia
O diodo de potência tem uma importância muito grande em circuitos eletrônicos de potência. Ele pode ser utilizado em retificadores ( conversor CA/CC ), como diodo de retorno, isolador de tensão, etc.
O diodo de potência tem configuração similar ao diodo de sinal, sendo que opera em uma faixa de potência bem maior que o diodo de sinal. Na formação deste diodo, são utilizados três processos de dopagem no mesmo componente. Inicialmente há uma forte dopagem da região n que forma o catodo do diodo; uma dopagem, de menor intensidade, forma uma camada intermediária responsável pela barreira de potencial do diodo.
A terceira dopogem que utiliza o processo de difusão, tem a função de formar o anodo do diodo ( região p ). A área do anodo varia de acordo com o valor de corrente que este deverá suportar. Para diodos que suportam milhares de ampères, a área pode ter vários cm2 A velocidade de chaveamento é menor, no diodo de potência, quando comparado com o de sinal.
O regulador de potencia de carga
O regulador de potência de carga também é chamado de controlador decarga, regulador de