meu trablho
Introdução ao estudo da anatomia.
Definição de anatomia
Anatomia é uma ciência que estuda a estrutura física dos seres vivos. Os órgãos internos e externos, suas interações, funcionamento, localização e disposição são os principais aspectos estudados pela Anatomia. Já a Anatomia Humana tem como foco o estudo do corpo humano e é considerada uma das ciências básicas da Medicina.
Conceitos utilizados na anatomia: Normal, variação anatômica, anomalia e monstruosidade
Normal para a anatomia seria o mais comum, o que se encontra na maioria dos casos. Enquanto que variação anatômica é o que foge do normal sem prejuízo da função. Do contrário, a fuga da normalidade com prejuízo da função é chamada de anomalia, se essa anomalia for for tão profunda com prejuízo da função, deformando a construção do corpo, sendo, em geral, imcompatível com a vida, é uma monstruosidade.
Níveis de organização celular: da célula ao organismo
Divisões e cavidades do corpo
Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça - crânio e face,
Pescoço – pescoço tronco - torax abdôme e pelve
Membros
(Membro Superior) Ombro, braço, antebraço e mão
(Membro Inferior) Quadril, coxa, perna e pé
Dentro do corpo humano existem espaços que fazem mais do que separar os órgãos. Esses espaços também tem a função de proteger e promover sustentação. A estes espaços chamamos de cavidades do corpo.
Posição anatômica: definição e importância é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar na posição ereta (de pé, posição ortostática ou bípede),com a face voltada para frente e o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, paralelos ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés(artelhos) voltados para frente1 .O corpo humano na posição