meu trabalho pedagogico
Nesse trabalho sobre a Hidrostática vamos ver as propriedades associadas aos fluidos dos (gases ou líquidos) em equilíbrio. O estudo da hidrostática está apoiado em três leis, que veremos a seguir que são as contribuições de Arquimedes, Pascal e Torricelli.
PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS FISICOS ARQUIMEDES, PASCAL E TORRICELLI NA HIDROSTÁTICA
ARQUIMEDES
No começo da ciência, as contribuições de Arquimedes foram de extrema importância para a matemática, astronomia, física e engenharia. Entre suas descobertas matemáticas estão os principais teoremas sobre a geometria dos círculos, cones, cilindros, planos, esferas e parábolas.
No campo da astronomia, Arquimedes elaborou um mapeamento esférico em três dimensões do céu. Fora isso, seus estudos sobre física foram relacionados a dispositivos como a alavanca, a polia e o parafuso. Este último ficou conhecido como O Parafuso de Arquimedes, que servia como uma bomba rotatória para enviar água e irrigar córregos.
Uma de suas maiores contribuições para a ciência foi à invenção da hidrostática, parte da física que estuda os líquidos e os gases em repouso sob ação de um campo gravitacional constante. A famosa história desta descoberta ocorreu quando Arquimedes estava sentado em sua banheira. Foi quando ele concluiu que todo corpo, quando mergulhado em um fluído (em forma líquida ou gasosa) sofre, por parte deste fluído, uma força vertical para cima, que tem a mesma intensidade do peso do fluido deslocado pelo corpo.
PASCAL
Blaise Pascal nasceu em Clermont a 19 de Junho de 1623, era filho de Etienne Pascal, um matemático e alto funcionário do Estado.
Perdeu a mãe aos três anos de idade e sendo o único filho do sexo masculino o pai apegou-se muito a ele e encarregou-se de sua instrução, nunca o enviando a colégios. Mesmo quando, em 1631, a família Pascal mudou-se para Paris, a educação de Blaise permaneceu ao encargo do pai.
Seu pai, Etienne Pascal, decidiu que o seu filho