Meu Pr Projeto 2015
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
ENGENHARIA MECÂNICA
RAFAEL NIELLA DE SOUZA
A IMPORTÂNCIA DAS BOMBAS DE CAVIDADES PROGRESSIVAS NAS INDÚSTRIAS
Salvador
2015
RAFAEL NIELLA DE SOUZA
A IMPORTÂNCIA DAS BOMBAS DE CAVIDADES PROGRESSIVAS NAS INDÚSTRIAS
Trabalho apresentado ao curso de graduação em Engenharia Mecânica, da Universidade Salvador – UNIFACS como requisito parcial para obtenção da aprovação da disciplina Metodologia da Pesquisa.
Orientadora: Professora Msc Antônia Ferreira dos Santos Cruz
Salvador
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 8
2. JUSTIFICATIVA DO TEMA 9
3. OBJETIVO GERAL 9
3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9
4. METODOLOGIA 10
5. CRONOGRAMA 10
6. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
A necessidade de transporte de fluido surgiu com a lida do ser humano com a água. Para minimizar o trabalho com o manejo desse fluido foram surgindo elementos de elevação de líquido e sendo aperfeiçoados progressivamente.
Primitivamente transportavam água do rio Nilo para o campo através de potes. Mais tarde, por volta de 1500 a.C. surgiu a picota. Elemento esse que tinha a função de retirar água de poços (LIMA, 2003). Logo depois apareceu o “sarilho” que era usado para elevar um balde. Esses utensílios primordiais necessitavam do trabalho humano para funcionar. A primeira evolução para o transporte de líquidos foi o Parafuso de Arquimedes que se trata de uma rosca embutida em um tubo acionado muitas vezes por moinhos de ventos ou até pela força humana. A evolução dos tipos e modelos de bombas foi acontecendo progressivamente de acordo com a necessidade do homem. As bombas são de extrema necessidade do ser humano, pois são utilizadas desde os serviços domésticos até as plantas industriais mais complexas aplicadas na maioria dos eventos que envolvem os fluidos. Lima observou que: “Na época moderna, as bombas