meu nome é radio
1. Ao considerarmos que a Inteligência refere-se a habilidade de compreender informações verbais e escritas; permite a fluência verbal; a habilidade de lidar com números e fazer cálculos; habilidade de visualizar formas no espaço; armazenar informações na memória e fazer uso desta; habilidade de perceber detalhes visuais; e a habilidade de descobrir regra ou principio e aplicá-los na solução de problemas, podemos dizer que Radio (personagem principal do filme) é uma pessoa inteligente? Por que? (Explique/ justifique sua resposta e dê exemplos)
2. Gardner identificou as inteligências lingúística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Para ele “os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos”. A partir da teoria das múltiplas inteligências de Gardner, descreva exemplos e explique como percebe cada uma das inteligências no filme – identificar a cena e explicar a relação com a inteligência:
a. Linguística
b. Logico-matematica
c. Espacial
d. Musical
e. Cinestésica
f. Interpessoal
g. Intrapessoal
3. Em seu texto, Góes (2002, p. 98-99), afirma que na perspectiva de Vigotski, “os processos humanos têm gênese nas relações sociais e devem ser compreendidos em seu caráter histórico-cultural [...] sua compreensão da realidade e seus modos de agir são mediados pelo outro, por signos e instrumentos [...] a formação do funcionamento subjetivo envolve a internalização (reconstrução, conversão) das experiências vividas no plano intersubjetivo.” Partindo dessas ideias, desenvolva um texto em que justifique a importância da escola e do esporte para o desenvolvimento humano e para a construção de determinada subjetividade.
4. Quais as contribuições da corrente histórico-cultural em psicologia (ideias de Vigotski) para o desenvolvimento das