Meu nome eh bob
Tradicionalmente o Linux não é nenhuma potência em Jogos, creiamos que isso não seja novidade para ninguém. Falta no Linux um conjunto unificado de APls (Formato de jogos) que facilite o trabalho dos desenvolvedores, como o DirectX. No início o Windows 95 dispunha apenas de jogos de carta, tabuleiro e outros títulos simples. Os jogos de ação continuavam sendo desenvolvidos apenas para MS-DOS. Isso só mudou com o surgimento das primeiras versões do DirectX, que passaram a permitir que os desenvolvedores utilizassem as funções incluídas no conjunto, facilitando muito o trabalho de desenvolvimento. Já não era mais necessário incluir um driver para cada placa de vídeo e cada placa de som e escrever as rotinas que utilizam os recursos de cada um, o DirectX já trazia tudo pronto.
Graças a isto o DirectX ganhou popularidade rapidamente, ofuscando outros formatos e fazendo com que a maior parte dos títulos fossem lançados apenas em versão Windows e não fossem facilmente portáveis para outras plataformas. Consequentemente, quase todos os amantes de bons jogos ficaram amarrados ao Windows.
Mesmo tendo chego atrasado na história e nunca tendo sido desenvolvido para ser uma plataforma de jogos, o Linux começou a ganhar vários bons títulos. Existem alguns bons jogos livres, que veremos a seguir e já é possível rodar toda a série Quake, incluindo o III. Até o The Sims já foi portado com a ajuda do Wine/Transgaming.
Apesar do Windows ainda ser de longe a melhor plataforma para jogos, já existem muitas opções para Linux, incluindo uma boa parte dos principais títulos disponíveis atualmente. bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno bruno
bruno